26 janeiro 2007

História de uma mulher diferente » »

Na aula de história estivemos a estudar o movimento feminista. Florbela Espanca foi uma das mulheres célebres de Portugal no séc. XX. Esta poetisa nasceu em Vila Viçosa a 8 de Dezembro de 1894 e morreu em Matosinhos a 8 de Dezembro de 1930. Foi baptizada com o nome Flor Bela de Alma da Conceição. Em 1903 Florbela Espanca escreveu a primeira poesia de que temos conhecimento: "A Vida e a Morte". Casou-se no dia de seu aniversário em 1913, com Alberto Moutinho. Concluiu um curso de Letras em 1917, inscrevendo-se a seguir para cursar Direito, sendo a primeira mulher a frequentar este curso na Universidade de Lisboa. Em 1921 separou-se de Alberto Moutinho, passando a encarar o preconceito social decorrente disso. No ano seguinte casou-se pela segunda vez, com António Guimarães. "O Livro de Sóror Saudade" é publicado em 1923. Entretanto, devido a problemas de saúde, o seu marido pediu o divórcio. Em 1925 casou-se pela terceira vez, com Mário Lage. A morte do irmão, Apeles (num acidente de avião), abala-a gravemente e inspira-a para a escrita de: "As Máscaras do Destino". Tentou o suicídio por duas vezes em Outubro e Novembro de 1930, nas vésperas da publicação de sua obra-prima, "Charneca em Flor". Após o diagnóstico de um edema pulmonar, suicida-se no dia do seu aniversário, a 8 de Dezembro de 1930. "Charneca em Flor" viria a ser publicado em Janeiro de 1931.

Clementina Costa

Sabias que... » »

Sabias que Carolina Beatriz Ângelo foi a primeira mulher a votar em Portugal no quadro dos 12 países que vieram a fazer parte da União Europeia até ao alargamento em 1986.
Nasceu na Guarda em 1877 e frequentou a Universidade de Lisboa onde se licenciou em Medicina em 1902, especializando-se em Ginecologia, foi também a primeira médica cirurgiã portuguesa. Casou-se com um médico e sete anos depois enviuvou ficando com uma filha a seu cargo. Numa altura em que as leis do país privilegiavam os homens, Carolina Beatriz Ângelo era uma lutadora sufragista, ou seja, reclamava para o seu sexo o direito ao voto, tendo fundado e presidido a Associação da Propaganda Feminina defendia com empenho os direitos das mulheres. Tendo em conta a sua viuvez e a sua condição como chefe de família, Carolina recorreu a um tribunal para que este lhe reconhecesse o direito ao voto que só era permitido por lei a ”cidadãos portugueses com mais de 21 anos, que soubessem ler e escrever e fossem chefes de família”. O tribunal viu-se obrigado a conceder-lhe esse direito já que a expressão “cidadãos portugueses” poderia referir-se a qualquer um dos sexos e Carolina Beatriz Ângelo votou nas eleições para a Assembleia Constituinte a 28 de Maio de 1911. No ano seguinte, para que um incidente semelhante não se repetisse, a lei foi alterada especificando que apenas os chefes de família do sexo masculino poderiam votar. Apenas passados 60 anos, em Abril de 1974, todas as limitações ao voto das mulheres foram retiradas. As mulheres estiveram presentes nos momentos e nos movimentos mais importantes do país e do mundo. O feito desta mulher e a sua história são exemplares pela sua dedicação na luta pelos direitos das mulheres em Portugal.


Natacha Silva, 9º Ano

21 janeiro 2007

Cine Escola » »

Foi com assinalável sucesso que decorreu, no passado dia 20 de Janeiro, a primeira sessão de cinema promovida pelos nossos finalistas.
Numa comunidade tão pequena, de cerca de 445 habitantes, que não dispõe de uma sala de cinema ou qualquer outro tipo de actividades culturais, esta actividade contribuirá, sem dúvida, para o enriquecimento cultural e pessoal daqueles que quiserem aderir a este projecto.
Esta actividade tem como objectivos principais:
• Envolver a comunidade educativa – pais, alunos, professores e funcionários em actividades da Escola;
• Sensibilizar a comunidade educativa para actividades de âmbito cultural;
• Sensibilizar os jovens e a restante comunidade educativa para a importância das Imagens na vida moderna;
• Incrementar a cultura cinéfila na nossa comunidade;
• Contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico, da criatividade e do gosto pela expressão audiovisual nos nossos alunos.
Esta actividade realizar-se-á semanalmente no ginásio da escola e estará organizada em ciclos temáticos como a História “filmes com História”, a ficção científica, e a comédia.
Contamos com a sua presença.
Deolinda Estêvão

19 janeiro 2007

Projecto Inovar » »


Bem-vindo ao blogue da turma do 9º ano

Aqui serão publicadas as notícias, bem como os trabalhos realizados pela turma do 9º ano de escolaridade.
Pretende-se, com este blogue, aproximar mais a escola da sua comunidade educativa e divulgar as nossas actividades de forma global.
Este projecto é, por isso, muito importante na medida em que a nossa escola está envolvida em parcerias internacionais que englobam, neste momento, oito países europeus: a Islândia, a França, o Reino Unido, a Noruega, a Finlândia, a Polónia, a República Eslovaca e a Turquia.
Será também um espaço em que se pretende que os alunos desenvolvam competências, quer ao nível das novas tecnologias da informação e comunicação, quer ao nível da produção de textos escritos e produção de notícias.
Esperamos que esta seja também uma estratégia para fomentar o acesso à Internet em ambiente educativo e para permitir a utilização generalizada das novas tecnologias de informação e comunicação.
Por outro lado, pretende-se com este blogue divulgar a nossa pequena, mas espectacular Ilha do Corvo.