27 março 2008

As TIC no processo de Ensino/Aprendizagem

Sou daquelas pessoas que acreditam que as TIC podem dar um contributo válido no processo ensino/aprendizagem.
Mas uma das grandes potencialidades das TIC é atenuar o isolamento das pessoas.
A pequena dimensão e a localização ultraperiférica da Ilha do Corvo constituíram – ao longo do nosso meio milénio de existência – factores que dificultaram o nosso acesso contínuo e célere ao conhecimento.
A Internet e as novas tecnologias informáticas associadas ao ensino representaram, para nós, uma fantástica oportunidade para romper condicionalismos seculares e encurtar as inamovíveis distâncias – de quase tudo e de quase todos – que sempre caracterizaram a nossa existência.
Por tudo isto, a nossa escola tem realizado um grande e sistemático esforço para aproveitar esta oportunidade. Nesse sentido, os sucessivos Projectos Educativos que desenvolvemos, ao longo dos últimos sete anos, possuem uma espécie (benigna) de obsessão pela inovação tecnológica e pedagógica.
O nosso projecto educativo de escola está projectado para a realização de projectos interdisciplinares, que mobilizem professores e alunos para um trabalho colaborativo. Defendemos que os alunos deverão ser capazes de utilizar as TIC de forma eficaz para criar documentos, localizar e seleccionar informação, colaborar com grupos à distância, e produzir apresentações dinâmicas.
Hoje, como é sabido, todos os alunos, professores e funcionários da nossa escola possuem um computador portátil possuímos quadros interactivos e Internet sem fios. Nas aulas desenvolvemos – de forma sistemática – toda uma panóplia de utilizações pedagógicas dos meios informáticos:
  • Visitas virtuais a bibliotecas e museus;
  • Videoconferências com outras escolas europeias;
  • Produção de filmes com recurso ao WMM;
  • Blogues de línguas estrangeiras;
  • entre outros…
  • Webquests;
  • Caças ao tesouro;
  • Apresentações PPT;
  • Exploração dirigida de sites, etc.
  • Publicação on-line de um jornal escolar;
  • Trabalho com recurso à plataforma moodle da Escola;
  • Coordenamos um ambicioso projecto europeu (Projecto Comenius) que integra escolas de 3 países europeus – que visa construir uma biblioteca escolar digital multilingue, de temáticas regionais.
As diferentes parcerias europeias estão projectadas, sobretudo, para o intercâmbio pedagógico-tecnológico. Pretendemos contactar com práticas de sucesso, aprender e, mais uma vez, aproveitar a mobilidade das tecnologias informáticas para nos integrarmos em plataformas de conhecimento cada vez mais vastas. Quem ousaria pensar, há dez anos, que, a partir da ilha do Corvo, poderíamos desenvolver aulas em conjunto com escolas europeias?
Projectamos, para o futuro, o aperfeiçoamento das nossas práticas pedagógicas e continuar a fazer um sério esforço de apetrechamento tecnológico.
Com isto pretendemos dar um testemunho das novas e incríveis possibilidades que a inovação pode dar às nossas escolas e aos nossos alunos. Por mais longe que se localizem, por mais inacessível e isolado que pareça o seu contexto.

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